quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ópera Carmen será apresentada hoje a estudantes de escolas públicas

O mezzo-soprano Aurhelia Varak é uma das intérpretes da famosa cigana de Bizet

O último ensaio geral da Ópera Carmen, hoje (12), às 20h, será aberto para cerca de 1.300 estudantes de diversas escolas de Salvador convidados pela Associação Lírica da Bahia (ALBA) e pela Da Rin Produções Culturais. Durante três horas de duração, alunos dos colégios Odorico Tavares, Manoel Novaes, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (Ihac) Professor Milton Santos, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e do curso de introdução à Cenotécnica – ministrado especialmente para a montagem – poderão contemplar toda a grandiosidade do espetáculo inédito em Salvador.

A produtora cultural Virginia Da Rin explica que os estudantes convidados têm afinidade com as artes. “A ALBA e a Da Rin, numa ação de formação e qualificação de plateia, vai reunir esse grupo no último ensaio. Os locais que desenvolvem algum tipo de arte foram contemplados. A casa ficará lotada”, afirma. O clássico estreia nessa quinta-feira (13) e ficará em cartaz até a próxima segunda-feira (17), no Teatro Castro Alves.

A obra do compositor francês Georges Bizet aborda, em quatro atos, a história de uma bela cigana que enxerga amor e paixão como sentimentos livres. No entanto, os encantos de Carmen são capazes de aprisionar os homens e torná-los reféns dela, e de si mesmos.

Com regência de Pino Onnis, concepção e direção de Francisco Mayrink, direção de cena de Elisa Mendes e produção cultural de Virginia Da Rin, a ópera conta ainda com as participações da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), do Coro da ALBA e do Balé da Escola de Dança, Arte e Cultura Galega e Espanhola (EDACE). O espetáculo conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia/Secretaria de Cultura/ Secretaria da Fazenda/ Governo do Estado da Bahia e patrocínio do Banco do Brasil, através da Lei Rouanet/Ministério da Cultura (MinC)/Governo Federal.

Foto: Adenor Gondim

Nenhum comentário:

Postar um comentário